Revista Brasileira de Gestão e Inovação da UCS
Artigo: As Contribuições do Coaching de Carreira na Percepção do Coachee
Escrito por Fransciély Valladas Velasques com orientação de Deisi Nara Bierende.
* Veja a pesquisa e os resultados gerados pelo processo de coaching para o desenvolvimento integral do Coachee.
Prévia:
Em virtude da adaptação dos profissionais às novas exigências do cenário empresarial, o coaching permite o autoconhecimento e desenvolvimento das competências comportamentais de quem participa do processo.
O objetivo deste estudo é analisar as contribuições do coaching para a Carreira, na percepção do coachee (cliente). Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa classificada como exploratória, na qual a coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi estruturadas com participantes do processo de coaching de carreira.
- Observa-se uma crescente busca pelo coaching de carreira, por parte dos profissionais, para atender as exigências das organizações, que buscam por colaboradores com novas habilidades e competências, a fim de se sobressair no mercado altamente acirrado. Neste sentido, o coaching atua como facilitador no processo de mudança por gerar aprendizagem e desenvolvimento do coachee, tendo como foco a conquista de objetivos profissionais.
- Observa-se que Coaching de carreira desenvolve as competências comportamentais, além de permitir o autodesenvolvimento, a compreensão do propósito de vida e autoconhecimento, bem como alinhar as estratégias para alcançar o resultado esperado.
- Na questão de identificar os resultados esperados e obtidos pelo coachee, cabe ressaltar que o coaching apesar de focado para área profissional, permitiu insights que desenvolveram diversos fatores também do âmbito pessoal.
Além das metas estabelecidas terem sido alcançadas, o coachee permaneceu tendo insights na vida pessoal e profissional, mesmo após o término do processo. - Analisando as competências desenvolvidas para o alcance dos objetivos, destaca-se que o processo foi abrangente por permitir que os coachees desenvolvessem além de competências para a carreira. Neste sentido, permitiu também ter um maior autoconhecimento, valorização pessoal, empatia, entre outras características necessárias para o atingimento das metas profissionais.
Artigo completo: http://bit.ly/2mliwrB_coaching_carreira
Abraços,
Deisi Nara Bierende.